quarta-feira, 15 de julho de 2009

Localizados planetas improváveis em órbita além do Sistema Solar

(JB) Recentes pesquisas sobre a localização de planetas improváveis orbitando estrelas reduzidas ou mesmo apagadas e frias fora do Sistema Solar foram publicadas pela Revista Scientific American Brasil.

- São planetas que os astrônomos já haviam praticamente descartado a possibilidade de encontrar. Poucos astrônomos previam a enorme diversidade de planetas além de nosso Sistema Solar - comenta Ulisses Capozzoli, editor da revista.

A reportagem traz imagens surpreendentes fornecidas pela Nasa representando os sistemas planetários.

O artigo, assinado por Michael W. Werner, pesquisador do projeto Spitzer Space Telescopy da Nasa, e Michael A. Jura, professor de astronomia na University of Califórnia, busca esclarecer como é possível que sistemas planetários possam sobreviver em torno das chamadas estrelas de nêutrons, anãs marrons e até anãs brancas.

-Astrônomos supõem que as anãs brancas não devem ser estrelas, mas cadáveres de estrelas. Cada uma delas, um dia, foi como o Sol, brilhando com a mesma luminosidade - escrevem os autores.

Para os autores, sistemas solares como o nosso podem não ser os lugares mais comuns para abrigar planetas ou mesmo vida no Universo. Segundo Werner e Jura, o estudo desses sistemas extrassolares tem como objetivo entender mais sobre a evolução e a estrutura em larga escala do nosso próprio Sistema Solar, além de buscar determinar inclusive a quantidade de novos hábitats em potencial para vida extraterrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário