segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tirada a primeira foto de um objeto orbitando estrela similar ao Sol


(Engenharia & Astronomia) Astrônomos anunciaram ter tirado a primeira imagem direta de um objeto parecido com um planeta orbitando uma estrela similar ao nosso Sol.

Um avanço similar foi anunciado ano passado, quando astrônomos revelaram imagens diretas de sistemas de um único planeta e de múltiplos planetas. Porém, as estrelas de tais sistemas eram gigantes estelares, muito mais massivas que o nosso Sol.

As imagens deste objeto recém-identificado foram tiradas em Maio e Agosto durante testes do novo instrumento para detecção de planetas no telescópio Subaru no Havaí.

O objeto, designado GJ 758 B, orbita uma estrela que é comparável em massa e temperatura ao nosso Sol, disse Michael McElwain, membro da equipe de pesquisa. A estrela fica a cerca de 50 anos-luz da Terra.

Cientistas não tem certeza se o objeto é um grande planeta ou uma anã marrom. Eles estimam que a massa do objeto é entre 10 a 40 vezes a de Júpiter. Objetos acima de 13 massas de Júpiter (e abaixo da massa necessária para iniciar reações nucleares em estrelas) são considerados anãs marrons.

De qualquer forma, McElwain diz que a imagem é animadora. “Anãs marrons que acompanham estrelas de tipo solar são extremamente raras,” disse ele. A distância entre o objeto e a sua estrela seria aproximadamente a mesma distância entre o Sol e Netuno.

O fato de que um objeto tão grande possa estar orbitando nesta localização desafia a maneira tradicional de pensar na maneira com que planetas se formam, disse McElwain. Astrônomos acreditam que a maioria dos grandes planetas se formam ou mais perto ou mais longe de suas estrelas, mas não onde GJ 758 B está agora.

“Esta desafiadora mas linda detecção de um objeto de pouca massa orbitando uma estrela parecida com o Sol nos lembra novamente do quão pouco nós realmente sabemos sobre o censo de gigantes gasosos e anãs marrons orbitando estrelas próximas,” disse Alan Boss, um astrônomo no Instituto Carnegie de Ciência em Washington. Boss não esteve envolvido com a pesquisa. “Observações como essa ajudam a desvendar a forma como esta estranha população de corpos conseguiu se formar e evoluir.”

O instrumento no Telescópio Subaru é parte de uma nova geração de instrumentos feitos espacialmente para detectar objetos perto de uma estrela brilhando, criando um eclipse artificial para bloquear sua intensa luz.

Os cientistas disseram que as imagens do Subaru revelaram um possível segundo objeto orbitando a estrela, que está sendo chamado de GJ 758 C, embora mais observações sejam necessárias para confirmar se este objeto está realmente próximo à estrela ou apenas aparenta estar.

Os resultados foram divulgados na internet no dia 18 de Novembro em uma versão eletrônica das Cartas do Jornal de Astrofísica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário