quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Descoberto planeta potencialmente habitável perto da Terra

(AFP / Terra) Astrônomos americanos informaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e com condições de ser habitado em órbita de uma estrela próxima. O planeta, encontrado por astrônomos da Universidade Santa Cruz (UCSC), na Califórnia, e do instituto Carnegie de Washington, está localizado em uma "zona habitável" em órbita da estrela vermelha anã Gliese 581, o que significa que pode haver água em sua superfície.

A água líquida e a atmosfera são necessárias para que um planeta possa potencialmente ter vida, mesmo que não seja um lugar muito agradável para se viver, segundo os cientistas. Os pesquisadores determinaram que o planeta, batizado de Gliese 581g, tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de pouco menos de 37 dias.

Sua massa indica que provavelmente é um planeta rochoso com suficiente gravidade para possuir atmosfera, segundo Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UCSC e um dos chefes da equipe que descobriu o planeta.

Se Gliese 581g tiver uma composição rochosa parecida com a Terra, seu diâmetro seria de 1,2 a 1,4 vezes ao do nosso planeta. A gravidade na superfície seria igual ou um pouco maior à da Terra, o que significa que uma pessoa poderia andar a pé facilmente, segundo Vogt.

Gliese 581g foi descoberto por cientistas que trabalham no Lick-Carnegie Exoplanet Survey, que há 11 anos observam a estrela vermelha anã Gliese 581, localizada a apenas 20 anos-luz da Terra.
----
Matérias similares no Estadão, G1, iG, Folha, JB, O Globo, Inovação Tecnológica, Correio Braziliense, AstroPT, Público - Portugal, Eternos Aprendizes, AstroPT(2) e Astronomia On Line - Portugal
----
E mais:
40 bilhões de planetas habitáveis. Quantas civilizações? (Carlos Orsi - Estadão)

Veja gráfico de planeta potencialmente habitável fora do Sistema Solar (Folha)

Novo planeta (Duília de Mello - O Globo)
----
Matéria no Bom Dia Brasil:

----
Matéria do Em Cima da Hora (Globonews)

----
Matéria no Jornal Hoje:

Nenhum comentário:

Postar um comentário