quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grupo de cientistas não encontra sinais de planeta descoberto recentemente

(New Scientist / Folha) Em setembro, um grupo de astrônomos anunciou a descoberta de um novo planeta que poderia abrigar vida em sua superfície, o Gliese 581g. Agora, uma segunda equipe diz não ter encontrado evidências sobre ele, colocando em dúvida a notícia que entusiasmou a comunidade científica.

O time contestador da descoberta, liderado por Francesco Pepe do Observatório de Genebra, na Suíça, procurou sinais do 581g, mas falhou em detectá-los. Porém, não excluiu a possibilidade de o Gliese 581g realmente existir. "Não estamos tentando provar a não-existência de um planeta", disse. "É realmente difícil provar que algo realmente não exista. Estamos somente dizendo que não vimos sinais significativos que não sejam ruídos [comuns no espaço]."

O anúncio de Pepe aconteceu na última segunda-feira durante um simpósio em Turim, na Itália, em que não estava presente o cientista Steven Vogt (da Universidade da Califórnia), descobridor do novo planeta com o colega Paul Butler (do Instituto Carnegie, em Washington, EUA).

Vogt, contudo, disse que não gostaria de comentar os resultados obtidos recentemente pela equipe de Pepe. "Em 15 anos de exploração, com centenas de planetas detectados pelo nosso time, nós ainda não publicamos um único crédito falso, uma retração ou uma errata."
----
Matérias similares no Estadão e Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário