terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pôr do Sol de ETs




















(Cesar Baima - O Globo) A população de planetas extrassolares não para de crescer, com cada vez mais cientistas e equipamentos dedicados à busca pelo Santo Graal da área, uma Terra 2. Diante da profusão de novos mundos, Frédéric Pont, professor de Ciências Planetárias da Universidade de Exeter, no Reino Unido, decidiu visualizar como seria o pôr do Sol em um deles.

Batizado extra-oficialmente como "Osiris", o planeta HD 209458b orbita uma estrela parecida com o nosso Sol, a 150 anos-luz da Terra e é um gigante gasoso como Júpiter. Como está muito próximo da estrela, ele é muito quente, e sua temperatura atinge os mil graus Celsius. Isso faz com que a atmosfera do planeta se expanda, o que facilitou o trabalho do telescópio espacial Hubble em analisar sua composição.

Com os dados em mãos, Pont pôde calcular como a estrela pareceria para alguém que estivesse olhando o horizonte de uma estação espacial 10 mil quilômetros acima do planeta. No caso de Osiris, a medida que a estrela mergulhasse na atmosfera do ponto de vista deste ET astronauta, ela ficaria cada vez mais azul por causa da absorção das faixas vermelha e laranja da luz visível pelas altas concentrações de sódio em sua atmosfera. Com a estrela ainda mais baixa no horizonte, a dispersão atingiria até a faixa azul do espectro, fazendo-a ficar verde e por fim um morrom lamacento. Com a estrela totalmente eclipsada, por sua vez, o planeta pareceria ganhar uma aura azul.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário