segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novo satélite europeu estudará planetas de outros sistemas

Equipamento de pequeno porte faz parte de programa de 'baixo custo'. Satelite Cheops vai analisar exoplanetas com maior precisão.



(Efe/G1) A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu iniciar um programa de pesquisa que tem como objetivo construir um pequeno satélite para estudar planetas de outros sistemas e compreender sua formação, especialmente a dos que têm tamanhos muito superiores ao da Terra.

O satélite de prospecção e caracterização de exoplanetas (que não fazem parte do Sistema Solar), batizado de Cheops, deve ser lançado em 2017, informou a ESA nesta sexta-feira (19).

O alvo do satélite serão estrelas próximas e brilhantes que têm planetas girando em sua órbita, onde pretende buscar sinais que revelem a trajetória desses planetas para que, quando o 'Cheops' estiver diante deles tome medidas precisas, por exemplo, de seu raio.

Nos planetas de que se sabe a massa, será possível calcular sua densidade, o que oferecerá indicações de sua composição. Com todos esses dados, os cientistas esperam avançar na análise de como se formaram os planetas várias vezes maiores que o nosso, que a ESA chama de 'super-Terras', com informações muito mais precisas do que aquelas captadas por telescópios em solo.

A missão Cheops é produto de um acordo entre a ESA e a Suíça.Trata-se da primeira das chamadas 'pequenas missões' que serão caracterizadas por terem custo relativamente baixo e desenvolvimento rápido, para permitir uma maior flexibilidade em resposta às novas ideias que chegam da comunidade científica.
----
Matérias similares no TerraiGUOLYahoo e Ciência Hoje - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário