quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Astrónomos descobrem o mais jovem sistema planetário em formação

L1527IRS tem apenas um quinto da massa do Sol e surgiu há 300 mil anos



(Ciência Hoje - Portugal) Uma equipa de astrónomos descobriu uma proto-estrela a 450 anos-luz da Terra, associada aquilo que pensam ser o início da formação de um sistema planetário, o mais recente já encontrado. A estrela, que recebeu o nome de L1527IRS, tem apenas um quinto da massa do Sol, sendo que surgiu há 300 mil anos, enquanto o Sol tem já 4,6 mil milhões de anos.

“Este objecto muito jovem tem todos os elementos de um sistema em formação”, diz John Tobin, do National Radio Astronomy Observatory. Tobin e a sua equipa utilizaram um combinado de ondas milimétricas para estudar o objecto, que se encontra no 'berçário estelar' chamado de Grande Nuvem de Touro. O estudo está publicado na «Nature».

O disco de gás e pó que roda à volta da jovem estrela contém massa suficiente para fazer, pelo menos, sete planetas como Júpiter (o maior do Sistema Solar). Os investigadores acreditam que a estrela irá adquirir um tamanho semelhante ao Sol.

Tobin, autor principal do estudo, afirma que “o sistema é muito parecido com o que imaginamos que o Sistema Solar tenha sido quando era muito jovem”.

A equipa de investigação utilizou radio-telescópios para detectar a presença de monóxido de carbono à volta da estrela e observar como o material gira no disco.

Descobriram que a matéria mais próxima da estrela tem uma rotação mais rápida do que o material mais próximo das bordas do discom um padrão de espelha a forma como os planetas orbitam uma estrela.

“O pó e o gás orbitam a proto-estrela tal como os planetas orbitam o Sol”, esclarece Tobin. No entanto, é impossível saber quantos planetas irá criar ou qual será o seu tamanho.

Artigo: A ~0.2-solar-mass protostar with a Keplerian disk in the very young L1527 IRS system

Nenhum comentário:

Postar um comentário