terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estudo diz que Via Láctea abriga 17 bilhões de astros semelhantes à Terra

Planetas seriam de tamanhos parecidos com a Terra, dizem cientistas. Dados da sonda Kepler, da Nasa, foram divulgados nesta segunda-feira.



(AP/G1) Astrônomos caçadores de planetas semelhantes à Terra agora têm mais lugares para olhar e procurar. É que uma nova estimativa divulgada nesta segunda-feira (7) por dois grupos independentes de pesquisadores aponta que a Via Láctea pode ser lar de, pelo menos, 17 bilhões de astros com tamanho parecido com o nosso planeta.

Os dados foram divulgados por investigadores do Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian e por outro grupo de cientistas das universidades da California, Berkeley e Havaí, todas dos Estados Unidos, após uma nova análise de informações obtidas pela sonda Kepler, da Agência espacial americana (Nasa). O equipamento foi lançado em 2009 para rastrear outras “Terras”.

O grupo da parceria Harvard-Smithsonian estima que uma em cada seis estrelas tem um planeta do tamanho da Terra orbitando-a. Já os pesquisadores da outra equipe afirmam que 17% das estrelas hospedariam planetas com tamanho igual ou até duas vezes maior que a Terra.

Segundo os cientistas, esta nova contabilidade planetária não significa que todos os corpos celestes em questão são potencialmente habitáveis. No entanto, a grande quantidade de planetas "alienígenas" parecidos com a Terra seria um ponto de partida para a busca de “novos mundos”.

Achar um planeta gêmeo da Terra é um grande sonho de pesquisadores. No entanto, para cumprir tais requisitos é necessário não apenas ter um tamanho semelhante, mas estar localizado em uma área da Via Láctea que não seja tão quente ou tão fria e possa existir água no estado líquido. As descobertas foram anunciadas no encontro da Sociedade Americana de Astronomia, realizado em Long Beach.
----
Matérias similares no TerraFolhaVeja e Inovação Tecnológica

Um comentário: