terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ora (direis) ouvir planetas!


(Mensageiro Sideral - Folha) Anote aí: KOI-812. Essa é uma das 150 mil estrelas que eram monitoradas pelo satélite Kepler em busca de mundos fora do Sistema Solar. Nela, os cientistas encontraram quatro candidatos a planeta, mas todos fora da zona habitável — região ideal para o surgimento de vida, pois permite a existência de água em estado líquido. Agora, sem nenhuma observação adicional, o astrônomo Charles Lineweaver aparece do nada e prevê que lá existe um sexto planeta, com no máximo 2,5 vezes o raio da Terra — possivelmente bem menos — e que está na posição perfeita para ser um abrigo para criaturas vivas. Gostou?

E não é só lá, não. Ele aponta outras estrelas, como KOI-904 e Gliese 581, astros que até agora não têm planetas confirmados na zona habitável, como possíveis abrigos para mundos capazes de ter vida. Como ele sabe disso? Magia negra? Não, algo muito melhor. Ciência do século 18.

É isso aí mesmo. Lineweaver e seu colega Timothy Bovaird foram buscar um conceito astronômico de 1766 para entender a arquitetura de sistemas planetários espalhados pelo Universo. Entra em cena a famosa relação de Titius-Bode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário