sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A arbitrária contagem do milésimo planeta



(Mensageiro Sideral - Folha) Astrônomos do mundo inteiro estão comemorando o anúncio da descoberta do milésimo planeta fora do Sistema Solar. Com o anúncio de 11 novos planetas, listados ontem, a contagem subiu de 999 para 1.010.

A honraria coube ao projeto SuperWasp, do Reino Unido, que costuma descobrir planetas de grande porte que fazem trânsitos — passam à frente de suas estrelas.

Mas será que eles estão mesmo comemorando?

Jean Schneider, do Observatório de Paris, é um dos que pensam que tudo não passa de oba-oba. Em mensagem distribuída a colegas da missão Corot (satélite europeu caçador de planetas), ele preveniu contra festejos.

“É importante lembrar que uma contagem exata de exoplanetas não faz sentido por diversas razões”, diz.

E ele lista:

- Não há consenso sobre a definição de um exoplaneta (e todos vimos como foi difícil definir quantos planetas afinal havia no nosso Sistema Solar, em 2006).

- Mesmo que houvesse uma definição adotada universalmente e baseada num critério quantitativo (como a massa), para alguns objetos há enorme incerteza de certos parâmetros, que tornam difícil confirmar que se tratam mesmo de planetas.

- A experiência passada mostra que alguns (poucos) objetos declarados como planetas em artigos científicos aceitos para publicação acabam sendo artefatos ou estrelas de baixa massa.

- Alguns objetos, como certos planetas descobertos pelo satélite Kepler, são declarados “planetas confirmados”, mas não foram publicados em artigos. Não significa que não serão publicados mais adiante, mas isso introduz outra incerteza na contagem.

Resumo da ópera: esse é um caso em que, menos importante do que o número em si, o mais relevante é o fato de termos já uma quantidade estatisticamente significativa de planetas que nos permita avaliar o grau de “singularidade” do Sistema Solar no contexto de nossa vizinhança na Via Láctea.

O Mensageiro Sideral, por exemplo, fez uma reportagem para esta Folha sobre o que os números superlativos revelam quando a contagem beirou os 900. Você pode lê-la aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário