quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Planeta do tamanho da Terra também tem o interior rochoso, detecta estudo

Kepler-78b, a 700 anos-luz, tem massa e densidade similares às nossas. Apesar disso, exoplaneta possui órbita de apenas 8,5h e alta temperatura.


(G1) Um planeta localizado fora do Sistema Solar, a 700 anos-luz da Terra, não tem apenas o tamanho parecido com o nosso, mas também a massa e a densidade, com um núcleo de ferro e o interior rochoso. É o que apontam dois estudos publicados na revista "Nature" desta quarta-feira (30).

As novas medições sugerem que o Kepler-78b, que orbita uma estrela semelhante ao Sol chamada Kepler 78, é o menor exoplaneta do Universo a ter sua massa e seu raio conhecidos com precisão.

Para determinar a massa exata dele, dois grupos independentes de astrônomos (um liderado pelo Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, nos EUA, e outro pela Universidade de Genebra, na Suíça) mediram "oscilações" na luz da estrela hospedeira enquanto o planeta circulava em volta dela. Um grupo chegou à conclusão de que a massa desse planeta é 1,69 vez a nossa, e o outro calculou 1,86 vez, usando uma escala similar.

A densidade analisada variou de 5,3 a 5,57 gramas por centímetro cúbico, respectivamente, o que indica uma composição rochosa parecida com a da Terra.

Apesar de ser muito semelhante ao nosso planeta, o Kepler-78b tem seu período orbital muito curto – uma volta completa em torno da estrela principal dura apenas 8,5 horas – e altas temperaturas (entre 1.500° C e 3.000° C) em relação aos padrões terrestres.

----
Matérias similares no TerraPúblico - PortugalR7VejaYahooHypescienceExameDN - PortugalUOLHerton Escobar - EstadãoAstroPTAstronomia On Line - PortugalBabooFundação PlanetárioIsto É e Jornal Ciência
----
E mais:
A Terra que não deveria existir (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Exoplaneta de lava derrete teorias astronômicas (Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário