quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Cientistas descobrem planeta com massa da Terra, mas 'gasoso demais'


(Terra) Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o mais leve planeta a ter sua massa e tamanhos medidos. KOI-314c tem massa similar à da Terra, mas diâmetro 60% maior - o que indica que ele deve ter uma grande e gasosa atmosfera. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira em um encontro nos Estados Unidos.

"Este planeta tem a mesma massa da Terra, mas certamente não é similar à Terra", diz David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, líder do estudo. "Isso prova que não há uma divisão clara entre planetas rochosos como a Terra e planetas leves como mundos de água ou gigantes gasosos."

O time usou dados do telescópio Kepler, da Nasa, para estudar o KOI-314c, que orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra. Ele está bem perto de seu sol e leva 23 dias para orbitá-lo. A equipe estima que o planeta tem uma temperatura de cerca de 104°C, o que seria quente demais para a vida como a conhecemos.

KOI-314c é apenas 30% mais denso que a água. Isso indica que ele está envelopado em uma grande atmosfera de hidrogênio e hélio. Além disso, ele deve ter começado sua vida como um mini-Netuno, mas perdeu parte de sua atmosfera para a intensa radiação da estrela.
----
Matérias similares no Mensageiro Sideral - FolhaPúblico - PortugalAstronomia On Line - PortugalAstroPT e Eternos Aprendizes
----
E mais:
A Terra é única no espaço? (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário