quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cientistas descobrem planeta que lembra Star Wars

Pesquisadores acreditam ter encontrado o primeiro exoplaneta rochoso orbitando um distante sistema estelar binário, como Tatooine, de Star Wars


(Info/Exame) Pesquisadores acreditam ter encontrado o primeiro exoplaneta rochoso, parecido com a Terra, orbitando um distante sistema estelar binário. As informações são do Cnet.

A última descoberta dos cientistas parece o planeta natal dos Skywalkers, Tatooine, e foi inicialmente chamado de “OGLE-2013-BLG-0341LBb”.

O análogo da vida real foi descoberto graças aos esforços de uma equipe global e uma técnica complicada chamada “gravitational microlensing” em inglês.

A novidade, publicada sexta-feira (4) na revista Science, apareceu apenas alguns meses depois de astrônomos anunciarem a existência do “Kepler-186F”, que poderia ser um primo mais gelado da Terra – assim como o planeta Hoth, local de uma batalha épica com os AT-AT em "O Império Contra-Ataca".

Infelizmente, o “OGLE-2013-BLG-0341LBb” está propenso a ter um clima mais parecido com o do gelado Hoth do que com o do deserto de Tatooine.

Pesquisadores dizem que não é provável que o novo planeta seja quente o suficiente para ser habitável, mas está muito mais próximo disso do que as outras coisas encontradas em torno de sistemas estelares binários até agora.
----
Matéria similar no Astronomia On Line - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário