quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Violento sistema solar detectado em estrela distante


(Engenharia & Astronomia) Uma jovem estrela observada pelo Telescópio Espacial Spitzer aparenta ser o lar de um violento sistema planetário que compartilha alguma das frenéticas dinâmicas que acredita-se ter existido na infância do nosso próprio sistema solar.

A estrela, chamada HR 8799, se tornou a primeira de duas estrelas com planetas que foram diretamente fotografados da Terra em Novembro de 2008. Telescópios no Observatório W.M. Keck e no Observatório Gemini, ambos no Havaí, tiraram imagens de três planetas orbitando o fundo do sistema. Cada um dos três distantes planetas tem cerca de 10 vezes a massa de Júpiter.
HR 8799 é mais jovem e mais massivo que o nosso Sol, que tem mais de 4,5 bilhões de anos de idade e mais de 300.000 vezes a massa da Terra. Ela está a cerda de 129 anos-luz da Terra, portanto cientistas não tinham certeza se o Spitzer poderia tirar uma foto do disco de de escombros. Mas incrivelmente, ele conseguiu.

A equipe do Spitzer, liderada por Kate Su da Universidade do Arizona, disse que a gigantesca nuvem de poeira em torno do disco é muito incomum. Os pesquisadores disseram que a poeira deve estar vindo de colisões entre os corpos menores.

“O sistema é muito caótico, e colisões estão alimentando uma imensa nuvem de poeira fina,” disse Su.

A gravidade dos três planetas maiores está jogando os corpos menores para fora de suas rotas, causando colisões entre eles. Astrônomos acreditam que os planetas podem ainda não ter atingindo suas órbitas estáveis finais, então mais violência pode ainda ocorrer.

Um sistema similar também foi visto pelo Spitzer e pelo Telescópio Espacial Hubble em torno da estrela Fomalhaut, que está a cerca de 25 anos-luz da Terra.

“O que é animador é que nós temos uma ligação direta entre os discos planetários e os planetas fotografados,” disse Su. “Nós estudamos discos por um longo tempo, mas esta estrela e Fomalhaut são os dois únicos exemplos de sistemas onde nós podemos estudar a relação entre as localizações dos planetas e os discos.”

Quando o nosso sistema solar era jovem, astrônomos acreditam que ele passou por migrações similares. Júpiter e Saturno se moveram bastante, jogando cometas pelo sistema solar, às vezes para a Terra.

Alguns dizem que as partes mais extremas desta fase, chamadas de bombardeamento pesado atrasado, explica como o nosso planeta conseguiu água. Acredita-se que cometas feitos de gelo atingiram a Terra, entregando o líquido favorito da vida.

Os resultados do Spitzer estão detalhados na edição do dia 1 de Novembro do Jornal de Astrofísica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário