terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nasa mapeia pela primeira vez nuvens de planeta distante

(O Globo) Astrônomos da Nasa mapearam pela primeira vez as nuvens de um planeta fora do Sistema Solar. Grande e gasoso como Júpiter, o Kepler-7b está a cerca de mil anos-luz de distância. Para a Agência Espacial Americana, os resultados marcam um passo importante para analisar atmosferas de planetas distantes.

Os pesquisadores combinaram dados de dois telescópios espaciais. Com o Kepler foi possível observar a faixa visível da luz, mas ainda não dava para determinar se as manchas brilhantes eram nuvens ou calor. Por isso os especialistas aproveitaram também as informações do Spitzer, que detectou a faixa infravermelha.

O cruzamento dos resultados apontou para a presença de nuvens altas na região Oeste do Kepler-7b, contrastando com o céu limpo no Leste. Os dados da pesquisa foram aceitos para publicação no periódico “Astrophysical Journal Letters”.

- Observando o planeta com o Spitzer e o Kepler por mais de três anos, pudemos produzir um mapa com uma resolução muito baixa deste gigante gasoso – disse Brice-Olivier Demory, coautor do trabalho e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) à BBC.

Mapas de temperatura de planetas orbitando outras estrelas já tinham sido publicados por astrônomos, mas esta é a primeira que eles conseguem determinar a posição das nuvens numa região tão distante. O melhor entendimento acerca da atmosfera de exoplanetas (como são chamados os que ficam além do Sistema Solar) é considerado importante para a busca de outros que sejam parecidos com a Terra em tamanho e composição.
----
Matérias similares no G1Astronomia On Line - PortugalUOLInovação Tecnológica e AstroPT


----
E mais:
Tempo parcialmente nublado em Kepler-7b (Mensageiro Sideral - Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário